sexta-feira, 30 de junho de 2017

FUNDAÇÃO DA CONGREGAÇÃO BENEDITINA DO BRASIL NO DIA 1º DE JULHO DO ANO DE 1827 PELO PAPA LEÃO XII.


Brasão de Armas da Congregação Beneditina Brasileira 
Desenhado por Dom Gilvan Francisco dos Santos, O.S.B, em 15 de maio de 2017
Arquiabadia de São Sebastião da Bahia
Salvador, Bahia - Brasil

As quatro Abadias do século XVI no Brasil 


 FUNDAÇÃO DA CONGREGAÇÃO BENEDITINA DO BRASIL 

Dom Gilvan Francisco dos Santos, O.S.B
(Monge Beneditino)
Salvador - BA – 30 de junho de 2017 

Para melhor compreendermos, o nascimento da nossa Congregacao Beneditina Brasileira, é muito importante sabermos quais são os primeiros Mosteiros beneditinos fundados em nosso País. Já no século XVI temos em terras do Brasil quatro grandes Abadias. Inclusive o primeiro Mosteiro fundado nas terras do Brasil, na cidade de São Salvador da Bahia é também o primeiro das Américas. Estes importantes Mosteiros foram:

1º- Mosteiro, Abadia de São Sebastião a primeira das Américas foi fundada em 1582 no Estado da Bahia na cidade de São Salvador.

2º- Mosteiro foi fundado na cidade de Olinda – Pernambuco. Esta fundação realizou-se em 1586 e 1592, tendo como Padroeiro do Mosteiro Nosso Pai São Bento.

3º- Mosteiro foi fundado na cidade do Rio de Janeiro. Esta fundação teve início no ano de 1590, a qual foi dedicada a Nossa Senhora de Montserrate.

4º- Mosteiro foi fundado na cidade de São Paulo. Esta fundação concretizou-se no ano de 1598, também dedicada a Virgem Maria, com o nome de Abadia de Nossa Senhora da Assunção.

Pois bem, estas Abadias estiveram ligadas a Portugal até o ano de 1827 quando foram desligadas da Congregação Lusitana, com Sede no Mosteiro de Tibães.

A Congregação de Portugal foi criada pelo Santo Padre o Papa Pio V. Dom José Endres nos diz:

“Entretanto o Santo Padre o Papa Pio V, concedeu as bulas desejadas. Por isso, o Senhor Cardeal D. Enrique pediu ao Geral da Espanha enviasse pela 2ª vez o Pe. Fr. Pedro de Chaves para a execução delas. Em Alcobaça deram-lhe o Rei e o Senhor Cardeal, executor das bulas de SS. o Papa Pio V. o título e dignidade de Dom Abade de Tibães, Casa destinada a ser a cabeça da nova Congregação em Portugal, a 22 de julho de 1569. Foi nomeado Geral por 10 anos, conforme o decreto pontifício que lhe facultava designar Geral e Abades para qualquer mosteiro que vagasse” (ENDRES, p. 29).

Sendo assim, tudo que era executado nos Mosteiros do Brasil dependia do aval da Abadia de São Martinho de Tibães em Portugal. Isso ocorreu até 1º de julho do ano de 1827 quando da criação da Congregação Beneditina Brasileira, desligando assim as citadas Abadias brasileiras, da Congregação Luzitana, pela Bula “Inter gravissimas curas” do Santo Padre o Papa Leão XII. Assim proclama o Papa no valioso documento:

“Sendo…efetivamente constituída a nova Congregação dos monges de S. Bento do Império do Brasil, nós lhe liberalizamos, para sempre, todos os privilégios, isenções, honrarias prerrogativas de que consta que dantes foram legitimamente concedidos à congênere Congregação existente em Portugal” (Bula “Inter gravissimas curas” de 1 de julho de 1827. Col. Doc. n.º 26 e 27). (ENDRES, p. 142).

Aqui, desejo reverenciar também a figura veneranda daquele que diante de muitos sofrimentos não permitiu que a Ordem de Nosso Pai São Bento acabasse no Brasil, o grande restaurador, o nosso Reverendíssimo Dom Abade, Frei Domingos da Transfiguração Machado, O.S.B, nosso primeiro Abade Geral vitalício, bem como todos os monges restauradores que saíram de suas Abadias na Europa, principalmente a importante Arquiabadia de São Martinho de Beuron, Alemanha, que ficou a frente da restauração da Ordem Beneditina em nosso país.

Que Nosso Pai São Bento interceda por todos nós! Amém.

REVERENDÍSSIMO DOM ABADE FREI DOMINGOS DA TRANSFIGURAÇÃO MACHADO, O.S.B
(Restaurador da Congregação Beneditina Brasileira)

Nasceu em 16 de novembro de 1824 em Santo Amaro de Catu, Ilha de Itaparica, Bahia.

Professou seus votos em 24 de junho de 1843.

Ordenado Sacerdote em 03 de dezembro de 1847.

Eleito Abade do Mosteiro de São Bento da Bahia em 07 de maio de 1890.
2ª vez em 15 de maio de 1893.
3ª vez em 20 de maio de 1896.
Vitalício nomeado pelo Papa Leão XIII em 1º de julho de 1898.

Foi nomeado Abade do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro pela Santa Sé no ano de 1902.

Faleceu em 1º de julho de 1908, com 84 anos de idade, 66 de Profissão e 61 de Sacerdote. 

Brasão de Armas do Reverendíssimo Dom Abade Frei Domingos da Transfiguração Machado, O.S.B

Arquiabadia de São Martinho de Beuron - Alemanha

Arquiabadia de São Martinho de Beuron - Alemanha, de onde veio os monges para a restauração da Ordem de São Bento no Brasil na segunda metade do século XIX. 

Arquiabadia de São Martinho de Beuron- Alemanha

REFERÊNCIA


ENDRES, Lohr José. A Ordem de São Bento no Brasil quando Província 1582-1827. Salvador – BA: Editora Beneditina Ltda. 

 Ut In Omnibus Glorificetur Dei 

Nenhum comentário:

Postar um comentário