sexta-feira, 5 de maio de 2017

OS SIGNIFICADOS DA FRUTA ROMÃ; UMA RIQUEZA DA NATUREZA E DA ARTE SACRA.

Romãzeira no jardim do Mosteiro de São Bento da Bahia e o seu belo fruto. 

Dom Gilvan Francisco dos Santos, O.S.B
(Monge Beneditino)
Salvador, Bahia – 05 de maio de 2017.

O fruto da romãzeira, a romã, é um fruto aparentemente simples, mas nos séculos ele vai tomando significados muito belos e de grande importância para os povos. Este fruto está retratado nas várias culturas e períodos áureos destas, nas suas artes arquitetônicas, pictóricas, teatrais, na parte religiosa e também na profana de cada uma delas, etc. 

Quem adentra no mundo dos símbolos ficam fascinados ao se deparar com esse fruto saboroso e belo. Vejamos, pois o significado da palavra romã no dicionário de símbolos:

Do inglês, o termo “pomegranate”, deriva do latim, sendo constituído de dois termos: “pomum” que significa maçã e “granatus”, com sementes. Do hebraico, a palavra para “rimon” (romã), significa “sino”. Em Roma, a fruta era chamada de “mala granata” ou “mala romana”, que significavam, respectivamente “fruto de grãos” ou “fruto romano”. Do espanhol, a palavra “granada” significa romã (Dicionário de símbolos.com.br).

No período da Idade Média foi organizado um vasto repertório de símbolos do passado, tal como os códigos da antiguidade clássica, e os transformou numa nova concepção teológica pagã e teológica religiosa do mundo. Infelizmente com o passar do tempo, isso foi se perdendo, ficando estes símbolos esquecidos sem que fossem feitas leituras mais aprofundadas em relação a eles. E assim, o mundo da simbologia que trás uma riqueza incomparável, em nossa modernidade, ficou defasado e um tanto esquecido da maioria das pessoas. Hoje percebemos bem que este mundo simbólico é estudado com um caráter puramente estético e decorativo.

A romãzeira, se observarmos bem, veremos que esta nos revela uma beleza que não percebemos se a olharmos rapidamente sem um compromisso contemplativo. Sabemos bem que todas as obras do boníssimo Deus, o criador, devem ser contempladas, porque tudo foi criado por Ele para nós e para a sua glória. Por isso os antigos estavam sempre atentos aos estudos das coisas. Principalmente as coisas da natureza.

Ao ver de agora em diante uma romãzeira, tente observá-la de uma maneira diferente daquela que você costumava observar; e você logo notará algo diferente. O seu conjunto de caules, folhas, flores e frutos tem grande leveza, beleza e harmonia. Porém, meu objetivo aqui é falar do seu fruto o qual está representado de maneira bastante farta em todas as culturas e suas artes.

Vejamos agora de uma maneira muito simples os seus mais variados significados e simbolismos, a grande riqueza deste fruto.

Na GRÉCIA, a romã é consagrada a deusa Deméter, símbolo da fecundidade.

Em ROMA, a romã está ligada a Fecundidade.

Na ÍNDIA, ela é símbolo do Amor, do sangue, da vida e da morte.

Para os FENÍCIOS, a romã tem relação com o sol = vida, poder, e renovação.

No JUDAÍSMO, a romã é o símbolo da fidelidade a Torá.

Na IDADE MÉDIA foram dados muitos significados a romã. O seu aroma e os números grãos são interpretados como símbolo da beleza e numerosas virtudes de Maria.

Também é símbolo da:
- Perfeição;
- Bondade de Deus;
- Símbolo da Igreja;
- Sangue dos Mártires;
- Símbolo do cristão perfeito;
- Símbolo do sacerdote.
Ainda é símbolo da vida mística, a união com Deus.

Para quem conhece a fascinante arte heráldica, sabem muito bem que ela capta objetos, animais, plantas, etc; pondo-os em um escudo para assim simbolizar uma nação, um povo, um lugar específico como uma cidade, uma família, uma pessoa, etc. 

Ano passado, duas pessoas, me pediram que confeccionassem para elas um brasão de armas e me disseram que queriam algo que representassem a vida de união com Deus, ou seja, a vida mística; e a primeira imagem que me veio a mente foi o da romã que expressa muito bem este conceito de mística e união com Deus.

A grande beleza do mundo da simbologia é justamente o de poder enxergar nas coisas a sua beleza própria. Coisa que poucos conseguem enxergar.

O mundo simbólico está praticamente em quase tudo. Senão em tudo! Plantas, animais, e objetos. Por exemplo nos animais. Quando representamos uma serpente vemos nela o símbolo da medicina, da prudência, etc. Nas abelhas ou nas formigas a simbologia do trabalho. Nas plantas: A oliveira a paz, suavidade, o louro, a vitória. E os objetos: A cruz, o Cristo, a paixão, a glória, no arado, o trabalho e assim sucessivamente. Estes são apenas toscos exemplos do imenso e importante mundo dos símbolos.

Romãzeira do jardim do Mosteiro de São Bento da Bahia 
Salvador, Bahia - Brasil


Na parte inferior do fruto da romã tem uma bela coroa.

Romãzeira do jardim do Mosteiro de São Bento da Bahia 
Salvador, Bahia - Brasil

Romãzeira do jardim do Mosteiro de São Bento da Bahia 
Salvador, Bahia - Brasil

Madona da Romã de Sandro Botticelli.

 Trânsito da Virgem Maria com a representação da romã
Tela de Cristóvão de Figueiredo 


São João de Deus segurando uma romã o símbolo da sua Ordem


São João de Deus São Pedro Nolasco e São Cristóvão
Lara Overall 
Brooklyn Museum



REFERÊNCIAS

BECKER, Udo. Dicionário de símbolos / Udo Becker; [tradução: Edwino Royer]. – São Paulo: Paulus, 1999. – (coleção dicionários). 


Ut In Omnibus Glorificetur Deus (RB 59,7


Nenhum comentário:

Postar um comentário