terça-feira, 3 de maio de 2016

HISTÓRIA DA COMUNIDADE DA VILA DE APOTI E REGIÃO - (parte II)


A vila de Apoti, Pernambuco - Brasil
Fotografia de Dom Gilvan Francisco dos Santos, O.S.B


INTRODUÇÃO

Esta segunda parte traz um assunto geral da Vila de Apoti e região, com assunto de Maria Formosina Leite, residente no Sítio Gameleira – PE, copiado por Adelaide Formosina Leite. (Não sabemos o dia em que foi escrito este texto. Possivelmente estava guardado em um caderno de Maria formosina Leite, que contava sempre esta história a meu irmão José Francisco do Santos O.F.S, que posteriormente o escreveu. 

Esta história também era contada por Dona Maria Formosina a seus alunos). O seguinte texto teve a revisão de Dom Gilvan Francisco dos Santos, O.S.B 


Dom Gilvan Francisco dos Santos, O.S.B, 
(Monge Beneditino) 
Arquiabadia de São Sebastião
Mosteiro de São Bento 
Salvador – Bahia em 21 de janeiro de 2010.

Vista panorâmica da Vila de Apoti - PE


O atual distrito de Apoti foi fundado por Antônio Duarte Dias, que deu ao lugarejo o seu nome. Portanto, Duarte Dias era o nome dado ao povoado. Depois o jornalista Mário Melo mudou o nome de Duarte Dias, para Apoti, os políticos da época sabiam que antigamente perto do riacho Caipora, havia uma tribo de índios chamados os POTIS. Daí veio o nome da Vila de Apoti que foi crescendo lentamente com algumas casinhas.

O senhor Antônio Sotero de Farias, era o responsável pela vila. O mesmo acontecimento se deu com Alcir Sotero de Farias, sobrinho de Antônio Sotero de Farias. Alcir S. Farias foi Prefeito do município de Glória do Goitá no período de 1947 a 1951. Na sua gestão Apoti foi crescendo com moinho de café, cinema, fábrica de raspa de mandioca (casa de farinha) e uma farmácia bastante sortida. Nesta farmácia vendia-se um remédio chamado três por trinta indicado para uma doença chamada amarelão; era a doença mais atingida na época em Apoti e sítios vizinhos.

RELIGIÃO – predominava a Fé Católica. A capela foi fundada em 1906. Seu Padroeiro é Santo Antônio de Pádua. Não sabemos o ano exato da fundação da vila. O povo de Apoti era organizado na família Sotero, Alves, Tenório e outros que deram origem a vila.

TOPOGRAFIA – a região é ligeiramente ondulada, e apresenta as seguintes serras: Ossos, Bananeiras, Cachoeira, Serra das pombas, e o Planalto do papagaio (Conhecido por Balanço). O solo na maioria é arenoso; tem dois açudes que não servem para beber. Tem grotas, alguns barreiros e o riacho Caipora que deságua no Rio Goitá.

Se encontra água minada a dois quilômetros. Os meses que chovem mais são: maio, junho e julho. A população rural se encontra em fazendas à margem da estrada. A população da vila é de 4.876 habitantes, (na época em que foi escrito este texto).

Nos últimos dez anos tem ocorrido o fenômeno da imigração a São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Estes são os Estados que têm recebido maior número de pessoas que vão atrás de trabalhos.

Ali perto há um pequeno povoado chamado Tapera Santa Maria, próximo ao limite de Passira (Serra da Passira).

No distrito de Apoti existem fazendas, propriedades grandes e pequenas. Os agricultores que não possuem terras são arrendatários ou trabalham nas casas de farinha ou alugado.

AGRICULTURA – planta-se mandioca, milho, côco, inhame, abóbora (jerimum), fava, feijão, batata, etc. Antes, plantava-se também o algodão. O funcionamento das casas de farinha era manual.

COMERCIO – bodegas, mercearia, padaria, loja de tecidos, mercado público, açougue, correio, TELPE.

Hoje temos duas padarias, vários mercadinhos, duas pequenas farmácias, várias boutiques, pequenos restaurantes, bares e uma feira livre aos domingos.

EDUCAÇÃO – a escola funcionava em um prédio insuficiente. Depois construíram a escola Presidente Castelo Branco, que funciona de 1ª a 4ª série.

Em 1980 começou a funcionar a escola Intermediária por nome: Joaquim Coutinho Correia de Oliveira, que funciona do 1º grau maior – 1ª a 8ª série.

Hoje temos também outras escolinhas particulares como: Escolinha São José, ACEIA, Escola Solidária-Promata.

DIVERSÃO – antes havia um cinema, baile, discoteca e o carnaval era bastante animado.

ESPORTE – futebol.

ARTE - renda, crochê, confecção de tapetes, costuras e bordados, pois as costureiras e bordadeiras eram afamadas e outros trabalhos.

ELETRICIDADE – antes a eletricidade era gerada através do motor.

MEIOS DE TRANSPORTES – a população iam às cidades de Glória do Goitá e Vitória de Santo Antão a pé ou então a cavalo. Hoje temos ônibus para as duas cidades.


Sítio Gameleira
Assunto de: Maria Formosina Leite
Copiado por: Adelaide Formosina Leite
Revisado por: Dom Gilvan Francisco dos Santos, O.S.B

Arquiabadia de São Sebastião - Salvador – Bahia - 21 de janeiro de 2010


________________________________________________________________________


VILA DE APOTI - PE 

GENTÍLICO: Apotiense 

PADROEIRO: Santo Antônio de Pádua
Prefeito(a) ........... cidade de Glória do Goitá - PE

CARACTERÍSTICAS
Vilazinha aconchegante, pouco conhecida. 

Clima: Tropical chuvoso com verão seco

Temperatura Média: 23ºC

COMO CHEGAR
Localização: Mata Pernambucana

Limites: Norte: Feira Nova, Lagoa de Itaenga e Paudalho;
               Sul: Vitória de Santo Antão;
               Leste: Chã de Alegria;
               Oeste: Passira.

Da Capital: 46 km

EVENTOS
Festa de São Sebastião, carnaval, mês de maio, Santo Antônio, São João, São Pedro, serestas, etc.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE GLÓRIA DO GOITÁ


_______________________________________________


A VILA*


Situada ao pé de uma montanha, com suas casas coloridas e velhas ruas bem espaçosas, ela deixa nos seus visitantes um sentimento de paz e liberdade. Seus habitantes se regozijam por morar ali naquela pobre e linda Vila, com pequenas e poucas praças.

As pequenas praças não trazem belos monumentos, ricos bancos e jardins bem arquitetados. Porém, sendo simples, dá conforto com com suas árvores frondosas e seus bancos de pedra onde seus visitantes, todos os dias, a visitam para uma conversa com os amigos, jogam baralhos, ou até mesmo tiram um bom cochilo.

No centro, que também é chamado de rua principal, está a primitiva e pequena capela, dedicada ao glorioso Santo Antônio de Pádua, onde seus moradores e visitantes fazem as suas fervorosas orações, preces e agradecimentos. Ali não há muitos automóveis. Portanto, reina o silêncio, às vezes interrompidos pelo cantar dos pássaros aos montes nas suas praças. Os que ali não residem ao deixá-la, ficam saudosos. Pois, nela, sentiram paz e liberdade.


*Texto descritivo sobre a Vila de Apoti – PE, apresentado ao curso de licenciatura em filosofia da Faculdade de São Bento da Bahia, na disciplina de língua portuguesa - Por Dom Gilvan Francisco dos Santos, OSB, Salvador em 03 de março de 2009. 

_______________________________________________


PAX!

Minha vila de Apoti é tudo de bom. Sou muito feliz por ter crescido em Apoti, pois, sou limoeirense e, fui morar nesta Vila aos cinco anos de idade, deixando-a aos vinte e um anos para ingressar no mosteiro de São Bento em Garanhuns; hoje moro no mosteiro em Salvador - BA. Gostaria de ver mais fotos desta Vila querida. Para minha alegria eu tenho em mãos a história do início desta Vila no meu arquivo. Fui por muitos anos o zelador da igreja de Santo Antônio e foi ao pé daquele altar que nosso Senhor me chamou para a vida monástica (monge), filho de São Bento. Ainda tenho irmãos aí. A todos muita paz e que o bom Deus os abençoe!

O meu grande desejo é possuir uma foto panorâmica de Apoti.

Em Cristo e Nosso Pai São Bento, Dom Gilvan Francisco dos Santos, OSB


Endereço:
Dom Gilvan Francisco, OSB
Mosteiro de São Bento da Bahia
Caixa postal - 138
Salvador - BA
40001-970



________________________________________________________________________


Postagem sobre Vila de Apoti -PE
Salvador – BA 29/07/2012
PAX!

Minha vila de Apoti é tudo de bom. Sou muito feliz por ter crescido em Apoti, pois, sou limoeirense e, fui morar nesta Vila aos cinco anos de idade, deixando-a aos vinte e um anos para ingressar no Mosteiro de São Bento em Garanhuns – PE. Hoje moro no Mosteiro em Salvador - BA. Gostaria de ver mais fotos desta Vila querida. Para minha alegria eu tenho em mãos a história do início desta Vila no meu arquivo. Fui por muitos anos o zelador da Igreja (Capela) de Santo Antônio e foi ao pé daquele altar que nosso Senhor me chamou para a vida monástica (monge beneditino), filho de São Bento. Ainda tenho irmãos aí. A todos muita paz e que o bom Deus os abençoe!

O meu grande desejo é possuir uma foto panorâmica da Vila de Apoti.

Em Cristo e Nosso Pai São Bento, Dom Gilvan Francisco dos Santos, OSB.

 Acesso em 29/07/2012 


Ut In Omnibus Glorificetur Deus (RB 57,9)

9 comentários:

  1. Minha Terrinha Abençoada Por DEUS.
    AMÉM🔔

    ResponderExcluir
  2. Muitas Saudades da minha vila, inesquecível, Saudades da minha infância, Saudades dos tempos que
    Nao volta, Saudades da epoca que dormi na calçada com meu Pai, irmão, primos, amigos, que tempo bom, eu era feliz, mas sabia, agradecemos a Maria Formosinha que deixou uma parte da História da vila, e a Gilvan por ter escrito um pouco da História Apotience.

    Marcelo Alves

    ResponderExcluir
  3. Olá sou Amauri de chã grande PE, acredito que foi no ano de 1983, que meu pai Severino conhecido como (biu eletricista ),foi colocar energia nas primeiras casas.

    ResponderExcluir
  4. Também eu de apoti ou terrinha eu tenho saudade eu sai de apoti em 1985 qualquer momentos eu ainda vou passear lá eu tenho saudade daquele tempo quê não volta mais

    ResponderExcluir
  5. A estória muito bonita da Cidade de apoti

    ResponderExcluir
  6. Amei! Saber um pouco sobre a história de minha vila !!

    ResponderExcluir
  7. Tenho muitas saudades das minhas férias em eu passava na Vila de Apolinário devia ter entre 12 a 16 anos hoje tenho 76 mas nunca esqueço dos banhos de açude das brincadeiras na praça no campo de futebol que era careca e enladeirado das cavalgadas das festas de São Sebastião, tinha vários familiares na Vila. Minha tia Júlia casada com Zequinha que era vereador em Glória do Goiás e dono da Padaria em Apoti que era irmão de També todos moravam na frente da Igreja na qual Tio Zezinho era o sacristão
    Tempo bom demais

    ResponderExcluir
  8. Minha infância foi top 1000 sempre com direto a tudo de bom banho no açude festa de São João de amanhecer o dia assando milho em frente da casa na fogueira. Saudades .mocinha filha de dona nega é seu Pedro.

    ResponderExcluir