sexta-feira, 29 de abril de 2016

“A ARTE DE ESCREVER” OU “O ÊXTASE NO ESCREVER”

Desenho montado por Dom Gilvan Francisco dos Santos, O.S.B, em 29/02/2016. 

Dom Gilvan Francisco dos Santos, O.S.B
(Monge Beneditino)
Salvador - BA - 25 de fevereiro de 2016 
Porque escrever é uma arte? Sabemos muito bem que arte não consiste apenas numa escultura, uma pintura, o fabricar de um belo móvel etc. Escutamos muito as pessoas dizendo no dia-a-dia uma frase que muitas vezes não damos quase atenção a ela. Qual seja? “Hoje, contemplei uma bela obra de arte!”; dirigindo-se assim a um belo bosque, a um corpo humano, ou a uma simples estante bem arrumada em sua casa ou em casa de seu amigo. Enfim… a tanta coisa que lhe causou conforto, alegria, entusiasmo etc. Corretíssima é essa afirmação! Pois, arte é tudo aquilo que enche os nossos olhos, o que causa um certo alívio no nosso espírito, estupor, contemplação, alegria, prazer, calma; em resumo, tudo o que move o nosso espírito para o bem e as virtudes.
Pois bem, o escrever eu considero uma arte! E, lhes direi o porque considero.

Ao referir-me a escrita não me limito a beleza das letras bem desenhadas, as cores que usamos o decoro do livro, ou ao papel no qual escrevemos. Mas, a própria atitude do escrever. É bem verdade que estes materiais dão uma beleza, um outro tom, uma aguçada na visão de quem contempla a obra completa. 

A satisfação que temos em colocar de forma organizada as nossas ideias, os nossos anseios, os pensamentos que formulamos em nossa memória é simplesmente a isso que me refiro como arte.

Ao sentarmos para escrever qualquer texto, a primeira coisa que fazemos é vasculharmos a nossa mente formulando de maneira organizada o turbilhão de coisas que escutamos ao longo da nossa vida, bem como as ideias que temos daquilo que aprendemos. Coisas as quais nem sabemos quando aprendemos ou quando as escutamos. Apenas surgem em nossa memória, e assim passamos para o papel ou memória digital. Isso é o formidável! É esta a arte do escrever que me refiro.

Um gramático que possui muito saber, ou uma pessoa simples que não entende absolutamente nada da gramática, o processo é o mesmo no que ousadamente chamarei aqui de: “o êxtase no escrever”. O que acontece é apenas a maneira de expressar o que cada um deles quer passar para a sua escrita, o seu texto.

O primeiro, com um texto mais rebuscado, porque este tem o manejo nas palavras. Assim, expõem de maneira bela, o assunto que deseja transmitir. Enquanto o segundo, na sua linguagem simples, mais também bela, tanto quanto o primeiro, traz a sua beleza própria. Cada um expressando-se como sabe e o que sabe. Nisto está a beleza da escrita.

Sugiro a você. Faça uma experiência e assim você sentirá esta sensação da qual me refiro. Tente encontrar um texto que você escreveu em algum momento passado de sua vida. Leia-o, e o sinta. Você verá que a experiência que sentirá será completamente diferente daquela quando foi escrito. Até a maneira de pensar você perceberá a diferença. Com isso, você verá se houve progresso na sua vida intelectual, espiritual ou não. Este exercício ajudará bastante no seu crescimento intelectual, moral e espiritual.

O que desejo expressar aqui não é aquele sentido de que fala Schopenhauer no seu livro “A arte de escrever”, onde o filósofo faz variadas críticas aos que escrevem, pensam etc. Meu intento aqui, é mostrar a beleza do escrever, o gozo, “o êxtase” que sentimos na execução desta arte de grande valor. O poder do nosso pensar, da nossa mente. Porém, não devemos banalizar esta belíssima arte, escrevendo de modo aleatório tudo o que vem em nossa memória, pois nela também trazemos coisas nocivas a nossa vida e a vida dos outros. Portanto, fiquemos atentos a nossa arte da escrita. Este presente valiosíssimo que recebemos dos nossos queridos pais, professores e outros que nos ajudaram na caminhada. Pois, por meio do que escrevemos podemos fazer grandes coisas! Sejam boas ou más. Portanto, aproveitemos este dom dado a nós por Deus e, façamos o bem a todos aqueles que entrarem em contato com nossa bela arte, o Escrever


Ut In Omnibus Glorificetur Deus (RB 57,9)


Nenhum comentário:

Postar um comentário